Filipe palhais
encenador da academia de teatro
Natural da Assafora (Sintra), Filipe Palhais iniciou o seu percurso teatral durante o ensino escolar, participando na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, onde recebeu uma menção honrosa logo na sua primeira atuação.
Com formação profissional em teatro, aprofundou os seus conhecimentos através de vários workshops e formações nas áreas da representação para televisão, teatro e improvisação.
Ao longo da sua carreira, integrou diversas companhias de teatro nacionais e participou em numerosos espetáculos apresentados por todo o país. Tem ainda colaborações em produções televisivas e campanhas publicitárias, tanto a nível nacional como internacional.
Como autor, encenou e interpretou o espetáculo “Uma Família… Disfuncional”, uma produção da Companhia de Teatro “Copo e Meio”, companhia que fundou e dirige.
Atualmente, é ator no grupo de teatro de marionetas “Fio d’Azeite” e na “Companhia de Teatro de Sintra”, sob a direção de Nuno Correia Pinto, ambos pertencentes ao Centro de Difusão Cultural Chão de Oliva. Integra também o núcleo profissional de teatro da Associação Meleca, dirigido por Fernando Terra.
Como professor na área da Expressão Dramática, dirigiu o grupo de teatro da Escola Básica do Alto dos Moinhos. Em 2021, fundou a Academia de Teatro da Sociedade Filarmónica União Assaforense (SFUA), onde desempenha as funções de diretor e encenador, sendo igualmente vice-presidente da área recreativa da associação.
