Marco Patrício
Professor de flauta transversal
Marco António Tavares Patrício, natural de Vila Franca do Campo, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica União Progressista, e prosseguiu a sua formação em flauta no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o curso com elevada distinção, na classe da professora Sílvia Oliveira.
Posteriormente, ingressou na Universidade de Aveiro e, mais tarde, na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu o seu mestrado em Ensino de Música, com a orientação do professor Nuno Ivo Cruz.
Trabalhou com renomados flautistas como Adriana Ferreira, Thies Roorda, Rien de Reede, Berten D’Hollander, Robert Winn, entre outros e participou em diversos masterclasses e variados estágios de orquestra, onde colaborou com diversos maestros do panorama nacional e internacional.
Ainda durante a sua formação, integrou diversos agrupamentos, como a Sinfonieta de Ponta Delgada, Orquestra Sinfónica Juvenil, entre outros. Foi músico na Banda Militar dos Açores e na Banda do Exército – Destacamento do Porto.
Leciona em diversas instituições na zona de Lisboa, participa em agrupamentos camerísticos e orquestrais, e integra os quadros permanentes da Banda da Armada desde março de 2017, sob a direção do maestro Délio Gonçalves. Desde 2021, é professor de flauta transversal na Sociedade Filarmónica União Assaforense.
