Metais

Flauta transversal

Marco Patrício

Professor de flauta transversal

Marco António Tavares Patrício, natural de Vila Franca do Campo, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica União Progressista, e prosseguiu a sua formação em flauta no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o curso com elevada distinção, na classe da professora Sílvia Oliveira.

Posteriormente, ingressou na Universidade de Aveiro e, mais tarde, na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu o seu mestrado em Ensino de Música, com a orientação do professor Nuno Ivo Cruz.

Trabalhou com renomados flautistas como Adriana Ferreira, Thies Roorda, Rien de Reede, Berten D’Hollander, Robert Winn, entre outros e participou em diversos masterclasses e variados estágios de orquestra, onde colaborou com diversos maestros do panorama nacional e internacional.

Ainda durante a sua formação, integrou diversos agrupamentos, como a Sinfonieta de Ponta Delgada, Orquestra Sinfónica Juvenil, entre outros. Foi músico na Banda Militar dos Açores e na Banda do Exército – Destacamento do Porto.

Leciona em diversas instituições na zona de Lisboa, participa em agrupamentos camerísticos e orquestrais, e integra os quadros permanentes da Banda da Armada desde março de 2017, sob a direção do maestro Délio Gonçalves. Desde 2021, é professor de flauta transversal na Sociedade Filarmónica União Assaforense.

Flauta Transversal
Instrumento de sopro da família das madeiras, apesar de ser feito de metal na maioria dos casos. É tocado na posição horizontal, soprando na embocadura lateral, e produz um som brilhante, ágil e versátil.
Flautim
Instrumento da mesma família da flauta, mas de dimensões mais pequenas e som uma oitava mais agudo. O flautim tem um timbre brilhante e penetrante, ideal para destacar melodias acima da orquestra ou da banda.